Data: 23/09/2014
Dinâmica “A composição dos números”:
Algumas
supervisoras receberam placas contendo valores referentes a unidades, dezenas
ou centenas. Cada grupo de placas é de uma cor (unidade – amarelo, dezena –
azul, centena – vermelho).
Questionamentos:
☺ Com dois números
formar o valor 150. Quem consegue formar esse valor com as suas placas? Há
outra(s) maneira(s)?
☺ Formar o 537. Quem
consegue formar esse valor com as suas placas? Há outra(s) maneira(s)?
☺ Formar 807 usando
duas placas. Quem consegue formar esse valor com as suas placas? E que três
placas?
☺ Usando três placas,
formar o número 180. Quem consegue formar esse valor com as suas placas? Há
outra(s) maneira(s)?
Fez-se
os seguintes questionamentos às supervisoras:
☺ Quais são os
conhecimentos prévios que o aluno precisa ter para poder realizar essa
dinâmica?
☺ O que essa dinâmica estimula
e desenvolve no aluno?
☺ A partir desse
trabalho, que outras propostas podem ser desenvolvidas em sala de aula?
2º MOMENTO
Apresentação
dos conhecimentos que já foram (ou ainda serão) trabalhados no PNAIC da
Alfabetização Matemática, além da Educação Matemática do Campo e Inclusiva:
Unidade 1
|
Unidade 2
|
Unidade 3
|
Unidade 4
|
Unidade 5
|
Unidade 6
|
Unidade 7
|
Unidade 8
|
Organização
do Trabalho Pedagógico
|
Quantificação,
Registros e Agrupamentos
|
Construção
do Sistema de Numeração Decimal
|
Operações
da Resolução de Problemas
|
Geometria
|
Grandezas
e Medidas
|
Educação
Estatística
|
Saberes
Matemáticos e Outros Campos do Saber
|
☺ Apresentação dos
conhecimentos que já foram trabalhados no PNAIC da Alfabetização e Linguagem.
- Análise
Linguística: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabético
- Compreensão de
Convenções Ortográficas Regulares Diretas e Contextuais (somente para o 3º ano)
- Leitura
- Produção de Textos
Escritos
- Oralidade
- Análise
Linguística: Discursividade, Textualidade e Normatividade
☺ IMPORTANTE: As áreas
de conhecimento devem estar em constante diálogo na prática pedagógica, ou
seja, a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares é o “elemento
chave” para que os conhecimentos tenham sentido.
3º MOMENTO
☺ De que maneira as
ações do PNAIC estão sendo compartilhadas/socializadas nas escolas? (espaço
para as supervisoras falarem).
☺ Blog do PNAIC de
Lajeado: http://pnaiclajeado.blogspot.com.br/
☺ Cadernos de Formação:
Ótimos materiais que aliam embasamento teórico com práticas pedagógicas. Estão
disponíveis para downloads no site: pacto.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário