quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TRABALHANDO COM OS SUPERVISORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS



1º MOMENTO  
Data: 23/09/2014


Dinâmica “A composição dos números”:
Algumas supervisoras receberam placas contendo valores referentes a unidades, dezenas ou centenas. Cada grupo de placas é de uma cor (unidade – amarelo, dezena – azul, centena – vermelho).
Questionamentos:
    Com dois números formar o valor 150. Quem consegue formar esse valor com as suas placas? Há outra(s) maneira(s)?
    Formar o 537. Quem consegue formar esse valor com as suas placas? Há outra(s) maneira(s)?
    Formar 807 usando duas placas. Quem consegue formar esse valor com as suas placas? E que três placas?
    Usando três placas, formar o número 180. Quem consegue formar esse valor com as suas placas? Há outra(s) maneira(s)?
Fez-se os seguintes questionamentos às supervisoras:
    Quais são os conhecimentos prévios que o aluno precisa ter para poder realizar essa dinâmica?
    O que essa dinâmica estimula e desenvolve no aluno?
    A partir desse trabalho, que outras propostas podem ser desenvolvidas em sala de aula?

2º MOMENTO
Apresentação dos conhecimentos que já foram (ou ainda serão) trabalhados no PNAIC da Alfabetização Matemática, além da Educação Matemática do Campo e Inclusiva:

Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Unidade 4
Unidade 5
Unidade 6
Unidade 7
Unidade 8
Organização do Trabalho Pedagógico

Quantificação, Registros e Agrupamentos
Construção do Sistema de Numeração Decimal
Operações da Resolução de Problemas
Geometria
Grandezas e Medidas
Educação Estatística
Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber

    Apresentação dos conhecimentos que já foram trabalhados no PNAIC da Alfabetização e Linguagem.
- Análise Linguística: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabético
- Compreensão de Convenções Ortográficas Regulares Diretas e Contextuais (somente para o 3º ano)
- Leitura
- Produção de Textos Escritos
- Oralidade
- Análise Linguística: Discursividade, Textualidade e Normatividade

    IMPORTANTE: As áreas de conhecimento devem estar em constante diálogo na prática pedagógica, ou seja, a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares é o “elemento chave” para que os conhecimentos tenham sentido.

3º MOMENTO
    De que maneira as ações do PNAIC estão sendo compartilhadas/socializadas nas escolas? (espaço para as supervisoras falarem).
    Blog do PNAIC de Lajeado: http://pnaiclajeado.blogspot.com.br/
    Cadernos de Formação: Ótimos materiais que aliam embasamento teórico com práticas pedagógicas. Estão disponíveis para downloads no site: pacto.mec.gov.br



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário