Professora Maria Neusa dos Santos
1º ANO – EMEF Alfredo Lopes
1º ANO – EMEF Alfredo Lopes
1-JOGO LIVRE
Primeiramente, os alunos reconhecerão
o material. Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e
comparando as cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá ser
feito em grupo, pois os alunos, através de diálogos, enriquecerão o
conhecimento das características físicas de cada bloco.
3- EMPILHANDO PEÇAS
Peças do material espalhadas pela
mesa (ou pelo chão). Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar no centro do
grupo, de modo que as peças serão empilhadas uma a uma. O aluno deverá fazer de
tudo para a “torre” não cair. Para isso os alunos terão que pensar nas peças
mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o
companheiro seguinte. Nesta atividade os alunos desenvolverão a capacidade de
discernimento, raciocínio lógico e motricidade.
4- JOGO DA CLASSIFICAÇÃO
Apresentar um quadro às crianças para
que classifiquem os blocos. Criar junto com os alunos os atributos que serão
dados para os tipos de blocos existentes. Exemplos: a) as quatro formas:
círculo, quadrado, retângulo e triângulo b) as duas espessuras: grosso e fino
c) os dois tamanhos: pequeno e grande d) as cores:
amarelo, azul e vermelho Fazer em cartolina um quadro. Escolher alguns
atributos e pedir aos alunos que separem os blocos de acordo com os atributos
escolhidos. Primeiramente, escolher apenas um atributo (quadrada). Exemplo: separar
apenas as peças quadradas. Depois, ir acrescentando atributos (vermelha, fina,
pequena). Os alunos irão completar o quadro com a peça quadrada, pequena, fina
e vermelha.
5-O JOGO DAS DIFERENÇAS
Neste jogo os alunos observarão três
peças sobre o quadro. Exemplo: 1- triângulo, amarelo, grosso e grande; 2-
quadrado, amarelo, grosso e grande; 3- retângulo, amarelo, grosso e grande;
Eles deverão escolher a quarta peça (círculo,
amarelo, grosso e grande) observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver
o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a
diferença na forma). As peças serão colocadas pela professora de forma que, em
primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro
diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas
quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
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