quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CIRCUITO DE JOGOS




1º ANO ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANDRÉ
Professora Marlene Pederiva Kunzler




MEMÓRIA DOS NÚMEROS
Fichas de cinco cores diferentes com números do 0 ao 9. Cada aluno escolhe um número e terá que achar os outros quatro números iguais ao seu. Ganha quem achar primeiro os cinco números iguais.





SERPENTES E ESCADAS
Tabuleiro com números de 1 ao 100. Tendo figuras de serpentes e escadas. Joga-se o dado e se cair no quadrado onde está localizada a escada, sobe até o número onde esta termina (topo). Se cair no quadrado onde está a cabeça da serpente, cai até onde termina seu rabo.
 


JOGO DAS TROCAS
Com palitos de picolé coloridos. Joga-se o dado e a cada 10 palitos de cor natural, troca-se por um laranja (dezena)e a cada dez laranjas por um azul. Ganha aquele que tirar primeiro o azul (centena).
 



DINHEIRINHO
Disponibilizar diversas notas de dinheirinho. Entregar uma nota e pedir de quantas formas podem decompor a mesma.


FUTEBOL DE SOPRO

Este jogo começou com a copa, onde dividi a turma em três grupos e entreguei uma tampa de caixa, solicitando que cada grupo construisse um campinho usando a régua para que as medidas fossem exatas.
Grupos conforme a turma: Cada grupo escolhe um juiz para anotar os pontos. Um grupo fica do lado direito e o outro do lado esquerdo. Dois componentes, um de cada grupo, assopra uma bolinha tentando fazer o gol no outro lado, tenho dois minutos por dupla. No final do jogo, faz-se a soma e observa-se qual grupo foi o ganhador, fazendo o gráfico.


Tenho 21 alunos, sendo que um é cadeirante e não estava presente neste dia. Foi muito legal, mas ao mesmo tempo extremamente cansativo para mim, pois brincaram, se divertiram, discutiram e até brigaram, cada um defendendo sua ideia, exigindo minha atenção interferência o tempo todo.

Fizemos cinco grupos, onde cada grupo deveria passar por todos os jogos. Porém o jogo do dinheirinho, onde receberam uma nota de 10,00 e  várias notas de 1, 00, 2,00 e 5,00, tendo que descobrir de quantas formas poderiam decompor a mesma, foi a situação que causou mais polêmica.
Alguns não conseguiam entender como uma nota de 10, 00 valia o mesmo que duas notas de 5,00 ou dez notas de 1,00, ou ainda cinco de 2,00, tinham o mesmo valor que à de 10,00( ressaltando que já trabalhei decomposição com material concreto) Uma aluna explicando “ 5 mais cinco são 10”, o outro respondeu “não tem nada a ver, duas notas é mais que uma nota”, intervi dizendo “ então as dez notas de 1,00 valem mais que a de 10,00? Claro que sim, respondeu, olha que montão, posso comprar dez coisas”, a menina respondeu “ seu tonto, não vê que é a mesma coisa?” É nada respondeu outro, o maior vale mais” e iniciou-se outra discussão. Em determinado momento, quase todos estavam ao redor desta mesa dando sua opinião. Alguns chegaram a conclusão que tinha o mesmo valor  e outros não se convenceram. Continuei a situação trazendo uma cartaz com rótulos e quanto cada produto custava para a sala, onde cada um ganhou 15, 00 e foram as compras para ver o que poderiam comprar com este dinheiro. Cada produto que compravam eu dava o troco, as vezes certo, as vezes errado, perguntando se achavam que estava certo.  A maioria do grupo conseguiu construir esta noção de decomposição do dinheiro, porém alguns não conseguiram. Ressaltando que com minha turma só trabalhei com números exatos.

Mas foi muito legal e interessante.


CANTINHO DA LEITURA E DA MATEMÁTICA EM MINHA SALA


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário