1º ANO ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANDRÉ
Professora Marlene Pederiva Kunzler
MEMÓRIA DOS NÚMEROS
Fichas de cinco cores diferentes com números
do 0 ao 9. Cada aluno escolhe um número e terá que achar os outros quatro
números iguais ao seu. Ganha quem achar primeiro os cinco números iguais.
SERPENTES E ESCADAS
Tabuleiro com números de 1 ao 100. Tendo figuras
de serpentes e escadas. Joga-se o dado e se cair no quadrado onde está
localizada a escada, sobe até o número onde esta termina (topo). Se cair no
quadrado onde está a cabeça da serpente, cai até onde termina seu rabo.
JOGO DAS TROCAS
Com
palitos de picolé coloridos. Joga-se o dado e a cada 10 palitos de cor natural,
troca-se por um laranja (dezena)e a cada dez laranjas por um azul. Ganha aquele
que tirar primeiro o azul (centena).
DINHEIRINHO
Disponibilizar
diversas notas de dinheirinho. Entregar uma nota e pedir de quantas formas
podem decompor a mesma.
FUTEBOL
DE SOPRO
Este jogo começou com a copa, onde dividi a
turma em três grupos e entreguei uma tampa de caixa, solicitando que cada grupo
construisse um campinho usando a régua para que as medidas fossem exatas.
Grupos conforme a turma: Cada grupo escolhe
um juiz para anotar os pontos. Um grupo fica do lado direito e o outro do lado
esquerdo. Dois componentes, um de cada grupo, assopra uma bolinha tentando
fazer o gol no outro lado, tenho dois minutos por dupla. No final do jogo,
faz-se a soma e observa-se qual grupo foi o ganhador, fazendo o gráfico.
Tenho 21 alunos, sendo que um é cadeirante e
não estava presente neste dia. Foi muito legal, mas ao mesmo tempo extremamente
cansativo para mim, pois brincaram, se divertiram, discutiram e até brigaram,
cada um defendendo sua ideia, exigindo minha atenção interferência o tempo
todo.
Fizemos cinco grupos, onde cada grupo deveria
passar por todos os jogos. Porém o jogo do dinheirinho, onde receberam uma nota
de 10,00 e várias notas de 1, 00, 2,00 e
5,00, tendo que descobrir de quantas formas poderiam decompor a mesma, foi a
situação que causou mais polêmica.
Alguns não conseguiam entender como uma nota
de 10, 00 valia o mesmo que duas notas de 5,00 ou dez notas de 1,00, ou ainda
cinco de 2,00, tinham o mesmo valor que à de 10,00( ressaltando que já trabalhei
decomposição com material concreto) Uma aluna explicando “ 5 mais cinco são 10”, o outro respondeu “não tem nada a ver, duas notas é mais que uma nota”, intervi
dizendo “ então as dez notas de 1,00
valem mais que a de 10,00? Claro que
sim, respondeu, olha que montão,
posso comprar dez coisas”, a menina respondeu “ seu tonto, não vê que é a mesma coisa?” É nada respondeu outro, o maior vale mais” e iniciou-se outra
discussão. Em determinado momento, quase todos estavam ao redor desta mesa
dando sua opinião. Alguns chegaram a conclusão que tinha o mesmo valor e outros não se convenceram. Continuei a
situação trazendo uma cartaz com rótulos e quanto cada produto custava para a
sala, onde cada um ganhou 15, 00 e foram as compras para ver o que poderiam comprar
com este dinheiro. Cada produto que compravam eu dava o troco, as vezes certo,
as vezes errado, perguntando se achavam que estava certo. A maioria do grupo conseguiu construir esta
noção de decomposição do dinheiro, porém alguns não conseguiram. Ressaltando
que com minha turma só trabalhei com números exatos.
Mas foi muito legal e interessante.
CANTINHO DA
LEITURA E DA MATEMÁTICA EM MINHA SALA
Nenhum comentário:
Postar um comentário