Secretaria da Educação
Equipe de Apoio
Equipe de Apoio
Mística: Viagem à Holanda
A escola também planeja
viagens e, quando se depara com destinos diferentes daqueles, a qual foi estruturada,
passa por períodos de estranhamento, de desafios....
A Equipe de Apoio da
Secretaria da Educação abordou diversas situações de dificuldades de
aprendizagem, tanto Causas Extraescolares: Orgânico: lesões, doenças
físicas, doenças clínicas, doenças neurológicas, TDAH, SNC; Culturais/
ambientais: falta de estímulos, valor do conhecimento para a família, poucas
experiências sensoriais, motoras perceptivas, motivacionais e emocionais,
condições sociais e econômicas; Emocionais: depressão, ansiedade, stress; Intelectuais/cognitivos:
atraso/ déficit intelectual; Específicos: Transtornos do Aprendizado, quanto Causas
Intraescolares: Metodologia; Relação professor/aluno; Representação do
professor sobre dificuldade de aprendizagem; Política educacional.
Diversas explicações e
orientações foram pontuadas, como legislação, salas de AEE e laboratórios de
aprendizagem oferecidos nas escolas municipais.
Sala de Recursos- AEE:
v A
Educação Especial se realiza em todos os níveis, tendo o AEE como parte
integrante do processo educacional;
v Sala
de recursos é o espaço onde se realiza o AEE;
v É
oportunizado para alunos com deficiências, TGD e altas
habilidades/superdotação;
v Precisa
ser aceito pelos pais e/ou responsáveis;
v A
matrícula do AEE é condicionada a matrícula
no ensino regular;
v O
AEE tem como objetivo identificar as
necessidades e possibilidades dessa
demanda, elaborar o Plano de AEE e indicar recursos/ materiais e humanos
necessários e que garantam o acesso a escolarização;
v Também
é atribuição do professor do AEE estabelecer articulação com os professores da
sala de aula, equipe pedagógica, famílias, e outros profissionais.
Laboratório
de Aprendizagem:
v No
Laboratório de Aprendizagem são atendidos alunos que apresentam dificuldades do
aprendizado devido a diversas causas: aspectos sociais, do ambiente,
Transtornos do aprendizado, etc;
v Entende-se
o Laboratório de Aprendizagem como um espaço que visa a superação/minimização
da DA, destacando a estreita relação com o professor da sala de aula e
orientações à família;
v Trabalhar
no Laboratório de Aprendizagem faz pensar em alguns tópicos: nível de
aprendizagem, vínculo, modalidade de aprendizagem, intervenções, entre outros;
v A
atuação pedagógica no Laboratório de Aprendizagem é um espaço de pesquisa e
ressignificação e um tempo diferenciado da sala de aula;
v A
intervenção tem como objetivo promover a aprendizagem, a operatividade, a
autoestima, autonomia, etc.
Estudo de caso
Caso 1
Fábio, 10 anos, é o
filho mais novo de Maria e José. Recentemente
a família foi residir em outro bairro da cidade. Com essa mudança,
houve troca de escola.
Durante a matrícula,
a mãe de Fábio conversou com a coordenadora pedagógica da escola. Relatou que o
menino é atendido no CAPSI. Apresentou parecer médico com avaliação: Retardo
Mental Leve e TDAH. Faz uso de
medicação: Risperidona e Ritalina.
No documento de
avaliação enviado pela escola anterior, é relatado seu processo de aprendizagem.
A escrita começa a apresentar características do nível silábico, reconhece as
letras do alfabeto, identifica os números até aproximadamente o dez, consegue
fazer operações simples de juntar e tirar, com o uso de material concreto.
Como a professora
poderia conduzir o trabalho pedagógico em sala de aula?
Caso 2
Maria, 6 anos,
demorou para nascer. O atraso no parto causou-lhe paralisia cerebral,
comprometendo a parte motora do corpo, necessitando de ajuda na higiene,
alimentação e locomoção. Tem alguma
dificuldade para falar. Em casa, experimenta alguns movimentos para segurar e manipular objetos. A
coordenação motora fina dificulta o ato de pegar lápis fino. Faz uso de cadeira
de rodas. A menina recebe acompanhamento na APAE. Neste ano, a menina foi matriculada na Escola
de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
A partir dessas
informações, que possibilidades pedagógicas permitem sua participação nas
atividades escolares?
Caso 3
Cássio, 9 anos, é
filho único de Carlos e Ana. Vieram morar em Lajeado no mês de janeiro, em
função de trabalho. Moravam em Santa Maria, onde tinham toda uma rede familiar
extensiva próxima que ajudava a cuidar do menino.
Foi matriculado no
3º ano e a família mostrou-se bastante
ansiosa em relação à adaptação, já que ele estava com uma defasagem em função
de ter sido reprovado na outra escola no
ano anterior.
A professora tem
percebido Cássio muita agitado em sala de aula e agressivo verbalmente com os
colegas, além de extrema dificuldade de seguir as regras impostas pela escola.
Parece que em alguns momentos “desliga”, principalmente quando é solicitado sua
participação em atividades que exijam esforço mental.
Em relação a
aprendizagem, verificou que ele não está alfabetizado, apresenta uma escrita
com características do nível pré-silábico. Reconhece algumas letras do alfabeto
e identifica os números até aproximadamente o 20.
A partir da constatação, qual é a
ajuda e orientações que a professora pode buscar?
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