TRABALHO DE REGISTRO
DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM MATERIAIS DA
CAIXA MATEMÁTICA –
PACTO 2014
Professora Márcia
Kohlrausch Barkert
A turminha 13 vivenciou na tarde de 5ª feira, dia 31/07 um momento
muito significativo em relação à construção dos números, identificação de suas
quantidades e mesmo possibilidades de formação do número.
Formaram-se grupos para a utilização dos diversos materiais
concretos de contagem oferecidos pela professora como: caixinhas, pentes,
rolinhos, saquinhos, rolhas, entre outros. Estes materiais puderam
primeiramente ser explorados a sua maneira.
Após a professora orientou os alunos em relação ao traçado dos
números e a representação deste utilizando os materiais encontrados no grupo,
bem como as diferentes possibilidades de formação de cada numeral.
No entanto, a turma como um
todo sentia muita dificuldade ao dizer e representar os números maiores de 10,
uma vez que para 10 diziam ser: 1 e 0. Ao representarmos então o 10 a
professora sugeriu que todos os grupinhos de 10 fossem agrupados e amarrados e
a partir deste que eles descobrissem uma maneira de representar os outros
números.
A
partir daí a representação dos números maiores barrou com uma dificuldade, pois
para representar o 11 não havia mais peças suficientes para representá-las
soltas. Aí a professora interviu dizendo:
- Será que não existe uma outra maneira de
representar este número utilizando as peças que vocês já tem, incluindo o
grupinho de 10 que vocês formaram?
Ao pensarem em outra possibilidade os alunos
descobriram que o numeral 11 pode ser representado com um grupinho de 10, mais
1. Oralmente os alunos mentalizaram então que o 12 é 10 +2, que o 13 é 10 + 3,
e assim sucessivamente.
Após
a professora solicitou que cada grupo organizasse e entregasse seus materiais
deixando somente no centro dos pratos os grupos de 10.Quando
todos retornaram aos seus lugares a professora entregou a cada aluno um numeal
do prato que ela estava segurando para que eles o representassem usando os
materiais formados pelos grupos e os prendedores coloridos.
O
aluno João Vitor Salton recebeu o numeral “0” e ele ficou muito triste e disse:
- O profe! Aqui não tem nada para fazer ele
não enche a minha mão com nada!
Então para deixá-lo mais contente entreguei
outro numeral para ser representado.
Ao final organizamos os numerais em ordem na
parede da sala até o 20.
OBS.: Não deu tempo para pendurar os numerais
até 20 neste dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário