quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE NÚMERO X QUANTIDADE




TRABALHO DE REGISTRO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM MATERIAIS DA
CAIXA MATEMÁTICA – PACTO 2014
Professora Márcia Kohlrausch Barkert   

A turminha 13 vivenciou na tarde de 5ª feira, dia 31/07 um momento muito significativo em relação à construção dos números, identificação de suas quantidades e mesmo possibilidades de formação do número.
Formaram-se grupos para a utilização dos diversos materiais concretos de contagem oferecidos pela professora como: caixinhas, pentes, rolinhos, saquinhos, rolhas, entre outros. Estes materiais puderam primeiramente ser explorados a sua maneira.







Após a professora orientou os alunos em relação ao traçado dos números e a representação deste utilizando os materiais encontrados no grupo, bem como as diferentes possibilidades de formação de cada numeral. 







No entanto, a turma como um todo sentia muita dificuldade ao dizer e representar os números maiores de 10, uma vez que para 10 diziam ser: 1 e 0. Ao representarmos então o 10 a professora sugeriu que todos os grupinhos de 10 fossem agrupados e amarrados e a partir deste que eles descobrissem uma maneira de representar os outros números.
 




A partir daí a representação dos números maiores barrou com uma dificuldade, pois para representar o 11 não havia mais peças suficientes para representá-las soltas. Aí a professora interviu dizendo:

- Será que não existe uma outra maneira de representar este número utilizando as peças que vocês já tem, incluindo o grupinho de 10 que vocês formaram?
Ao pensarem em outra possibilidade os alunos descobriram que o numeral 11 pode ser representado com um grupinho de 10, mais 1. Oralmente os alunos mentalizaram então que o 12 é 10 +2, que o 13 é 10 + 3, e assim sucessivamente.


 

Após a professora solicitou que cada grupo organizasse e entregasse seus materiais deixando somente no centro dos pratos os grupos de 10.Quando todos retornaram aos seus lugares a professora entregou a cada aluno um numeal do prato que ela estava segurando para que eles o representassem usando os materiais formados pelos grupos e os prendedores coloridos.
O aluno João Vitor Salton recebeu o numeral “0” e ele ficou muito triste e disse:

- O profe! Aqui não tem nada para fazer ele não enche a minha mão com nada!
Então para deixá-lo mais contente entreguei outro numeral para ser representado.
Ao final organizamos os numerais em ordem na parede da sala até o 20.

OBS.: Não deu tempo para pendurar os numerais até 20 neste dia.







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário