Nome: Andréa Karine Werner - Escola: E.M.E.F. São João - Turma: 11 - Ano: 1º
Material
utilizado:
tampinhas coloridas - Conteúdo
trabalhado:
Classificação, seriação, ordenação e quantificação.
Inicialmente os alunos sentaram no chão da
sala de aula em círculo. Logo, foi apresentada para a turma, uma caixa
colorida, enfeitada. Nesse momento, os alunos foram convidados e desafiados a
descobrirem o que havia dentro dessa caixa. Após vários “palpites” a professora
abriu a caixa que continha várias tampinhas coloridas, que foram coletadas e
trazidas pelos próprios alunos. A alegria em verem o resultado do esforço de
cada um era visível. O sorriso e o espanto ao verem tantas tampinhas coletadas
por eles foi muito surpreendente e gratificante. Em seguida, a professora
propõe diversas atividades com essas tampinhas:
1º: Solicita que cada um dos alunos retire 9
tampinhas de dentro da caixa.
2º: Solicita que cada um crie algo com essas
tampinhas e que as explore livremente da forma como desejar. Nesse momento a
professora solicita que cada um mostre e fale sobre a sua construção. Nos
relatos surgiram flores, linhas retas, castelos, carrinhos....
3º Solicita que todos observem as suas tampinhas
e relatem quais as cores de tampinhas que cada um tem. Após alguns
questionamentos feitos pela professora, surge no grupo a ideia de separar as
mesmas conforme as cores. Assim fizemos e logo dois alunos falam que tem mais
tampinhas da cor vermelha. Outra aluna diz que não. Que tem mais tampinhas de
cor azul. Nesse momento, a professora questiona os alunos como sabem onde tem
mais tampinhas? Surge então, a ideia de contar cada grupo de tampinhas conforme
a cor, para juntos descobrirmos qual a cor que tem maior/menor/mesma quantidade
de tampinhas. Ao constatarem que realmente a cor vermelha tem maior número de
tampinhas, a vibração foi geral.
4º Os alunos são desafiados a pensar numa
forma de expor essas tampinhas para que todas as cores apareçam. Surge então, a
ideia de montar uma sequência utilizando as tampinhas conforme as cores. A
turma falava a cor e/ou montavam uma sequência e alguns colegas voluntários iam
montando e/ou continuavam a sequência de cores, utilizando uma cor, duas cores,
três cores...
5º Para finalizar, os alunos são desafiados a
montar uma figura com todas as tampinhas utilizadas. Nesse momento, uns
verbalizam que é impossível... “Profe, é muita tampinha, não dá pra fazer uma
coisa só...”, outros verbalizam que é possível sim, que daria para montar um
coração, outros ainda, verbalizam que daria para montar um castelo.... e dessa
forma iniciam a construção. No final, criam um coração grande e dentro dele
fazem outras criações como: uma flor, pássaro e um sol.
6º Construção do painel dos números de 0 a 9
quantificando-os com as tampinhas. Os mesmos foram fixados no quadro, na altura
das crianças para que possam manusear os mesmos com facilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário