quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Relato da atividade utilizando os materiais e jogos da caixa de Matemática



Nome: Andréa Karine Werner - Escola: E.M.E.F. São João - Turma: 11Ano:    
  
Material utilizado: tampinhas coloridas - Conteúdo trabalhado: Classificação, seriação, ordenação e quantificação.

Inicialmente os alunos sentaram no chão da sala de aula em círculo. Logo, foi apresentada para a turma, uma caixa colorida, enfeitada. Nesse momento, os alunos foram convidados e desafiados a descobrirem o que havia dentro dessa caixa. Após vários “palpites” a professora abriu a caixa que continha várias tampinhas coloridas, que foram coletadas e trazidas pelos próprios alunos. A alegria em verem o resultado do esforço de cada um era visível. O sorriso e o espanto ao verem tantas tampinhas coletadas por eles foi muito surpreendente e gratificante. Em seguida, a professora propõe diversas atividades com essas tampinhas:

1º: Solicita que cada um dos alunos retire 9 tampinhas de dentro da caixa.

2º: Solicita que cada um crie algo com essas tampinhas e que as explore livremente da forma como desejar. Nesse momento a professora solicita que cada um mostre e fale sobre a sua construção. Nos relatos surgiram flores, linhas retas, castelos, carrinhos....

3º Solicita que todos observem as suas tampinhas e relatem quais as cores de tampinhas que cada um tem. Após alguns questionamentos feitos pela professora, surge no grupo a ideia de separar as mesmas conforme as cores. Assim fizemos e logo dois alunos falam que tem mais tampinhas da cor vermelha. Outra aluna diz que não. Que tem mais tampinhas de cor azul. Nesse momento, a professora questiona os alunos como sabem onde tem mais tampinhas? Surge então, a ideia de contar cada grupo de tampinhas conforme a cor, para juntos descobrirmos qual a cor que tem maior/menor/mesma quantidade de tampinhas. Ao constatarem que realmente a cor vermelha tem maior número de tampinhas, a vibração foi geral. 

4º Os alunos são desafiados a pensar numa forma de expor essas tampinhas para que todas as cores apareçam. Surge então, a ideia de montar uma sequência utilizando as tampinhas conforme as cores. A turma falava a cor e/ou montavam uma sequência e alguns colegas voluntários iam montando e/ou continuavam a sequência de cores, utilizando uma cor, duas cores, três cores...

5º Para finalizar, os alunos são desafiados a montar uma figura com todas as tampinhas utilizadas. Nesse momento, uns verbalizam que é impossível... “Profe, é muita tampinha, não dá pra fazer uma coisa só...”, outros verbalizam que é possível sim, que daria para montar um coração, outros ainda, verbalizam que daria para montar um castelo.... e dessa forma iniciam a construção. No final, criam um coração grande e dentro dele fazem outras criações como: uma flor, pássaro e um sol.

6º Construção do painel dos números de 0 a 9 quantificando-os com as tampinhas. Os mesmos foram fixados no quadro, na altura das crianças para que possam manusear os mesmos com facilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário