sexta-feira, 22 de agosto de 2014

RELATO ATIVIDADE 1º ANO - EMEF SÃO BENTO



RELATO ATIVIDADE 1º ANO - EMEF SÃO BENTO

PROFESSORA DEONISE HEINECK SELL

Jogo das trocas, juntado 10
Alunos sentados em círculos, tendo a sua disposição palitos de pirulitos e prendedores de roupa para serem organizados, individualmente, numa folha.
A cada jogada de um dado, os alunos, conforme as quantidades demonstradas no mesmo pegavam somente palitos de pirulitos.
Ao juntarem 10 palitos de pirulitos faziam a troca por um prendedor de roupa.

Interferências da professora:
- Vocês já juntaram 10 palitos?
- A quantidade que vocês possuem é mais ou menos do que dez?
- Com essa quantidade pode-se fazer a troca?
- Quantos palitos de pirulitos sobrarão depois da troca?
- Quanto vale um prendedor?
- Quantos colegas (dedos das mãos) são necessários para representar o número de prendedores de roupa?
- Vamos contar quantos dedos representam o número de prendedores de roupa?
- E se nós não tivéssemos trocados por prendedores de roupa quantos palitos de pirulitos nós teríamos?













RELATO DE SITUAÇÃO VIVENCIADA COM O 2º ANO -  EMEF SÃO BENTO

PROFESSORA GEISE R. REITER

A turma do 2º ano está envolvida com o projeto anual de literatura e então eu trabalhei com eles a história apresentada para nós no curso do Pnaic, grupo da professora Maria Helena, intitulada: As Centopeias e Seus Sapatinhos!
A partir desta história tivemos muitos momentos de estudos envolvendo a matemática, através da qual trabalhei o sistema de numeração decimal, principalmente com atividades envolvendo o quadro numérico, o jogo do um a mais ou um a menos, dez a mais ou dez a menos, além de situações envolvendo o sistema de medidas de comprimento e peso.
Os estudos envolvendo o sistema de medidas surgiram a partir do estudo mais aprofundado de ciências, quando conhecemos melhor as centopeias através de textos informativos que abordaram suas características, habitat, hábitos,..., um pouco da biologia.
Por isso, no dia da visita, estávamos envolvidos em criar o gráfico das medidas dos alunos, fazendo a medida e a “fita métrica” em tiras de papel pardo de cada aluno, expostas em um cartaz. Além disso, realizamos diversas outras envolvendo metro e centímetro, sendo “medidores” dos mais diversos objetos que nos rodeiam.















Nenhum comentário:

Postar um comentário