RELATO ATIVIDADE 1º
ANO - EMEF SÃO BENTO
PROFESSORA DEONISE HEINECK SELL
Jogo das trocas,
juntado 10
Alunos
sentados em círculos, tendo a sua disposição palitos de pirulitos e prendedores
de roupa para serem organizados, individualmente, numa folha.
A
cada jogada de um dado, os alunos, conforme as quantidades demonstradas no
mesmo pegavam somente palitos de pirulitos.
Ao
juntarem 10 palitos de pirulitos faziam a troca por um prendedor de roupa.
Interferências da professora:
- Vocês já juntaram 10 palitos?
- A quantidade que vocês possuem é mais ou
menos do que dez?
- Com essa quantidade pode-se fazer a troca?
- Quantos palitos de pirulitos sobrarão
depois da troca?
- Quanto vale um prendedor?
- Quantos colegas (dedos das mãos) são
necessários para representar o número de prendedores de roupa?
- Vamos contar quantos dedos representam o
número de prendedores de roupa?
- E se nós não tivéssemos trocados por
prendedores de roupa quantos palitos de pirulitos nós teríamos?
RELATO
DE SITUAÇÃO VIVENCIADA COM O 2º ANO - EMEF SÃO BENTO
PROFESSORA GEISE R.
REITER
A
turma do 2º ano está envolvida com o projeto anual de literatura e então eu
trabalhei com eles a história apresentada para nós no curso do Pnaic, grupo da
professora Maria Helena, intitulada: As Centopeias e Seus Sapatinhos!
A
partir desta história tivemos muitos momentos de estudos envolvendo a
matemática, através da qual trabalhei o sistema de numeração decimal,
principalmente com atividades envolvendo o quadro numérico, o jogo do um a mais
ou um a menos, dez a mais ou dez a menos, além de situações envolvendo o
sistema de medidas de comprimento e peso.
Os
estudos envolvendo o sistema de medidas surgiram a partir do estudo mais
aprofundado de ciências, quando conhecemos melhor as centopeias através de
textos informativos que abordaram suas características, habitat, hábitos,...,
um pouco da biologia.
Por
isso, no dia da visita, estávamos envolvidos em criar o gráfico das medidas dos
alunos, fazendo a medida e a “fita métrica” em tiras de papel pardo de cada
aluno, expostas em um cartaz. Além disso, realizamos diversas outras envolvendo
metro e centímetro, sendo “medidores” dos mais diversos objetos que nos
rodeiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário