APLICAÇÃO DE JOGO
USANDO MATERIAIS DA CAIXA
Professora: Dirce Heineck Scherer
1.
Iniciei a aula apresentando os materiais que
fariam parte da nossa atividade. Apresentei:
·
As fichas escalonada (unidades e dezenas)
·
A caixa base 10
·
A máquina de calcular
2.
Inicialmente aprendemos a usar a máquina de
calcular utilizando somente as fichas contendo unidades. Esta atividade foi
muito significativa, pois foi possível perceber quais os alunos que apresentam
um cálculo mental bem desenvolvido e os outros que ainda continuam em conflito.
3.
Antes de iniciar o jogo paramos novamente e
foi neste momento que repassei as regras referentes ao jogo. Como estamos em
processo de construção dos números usamos somente a ficha da dezena (10) e as
fichas das unidades.
4.
Cada aluno tendo a sua frente à folha para
organizar o seu relatório durante o jogo procedemos da seguinte forma:
·
Virar a ficha escalonada da unidade e formar
o número usando a ficha escalonada da dezena posta sobre a mesa.
·
Representar o número usando somente cubinhos.
·
Colocar os cubinhos dentro da máquina de
calcular pela boca vermelha.
·
Escrever o número e representar o mesmo
desenhando cubinhos.
·
Virar outra ficha escalonada da unidade e
formar o número usando a ficha escalonada da dezena posta sobre a mesa.
·
Representar o número usando somente cubinhos.
·
Colocar os cubinhos dentro da máquina de
calcular pela boca azul.
·
Escrever o número e representar o mesmo
desenhando cubinhos.
·
Representar o total usando somente os
cubinhos.
·
Dar uma sacudidinha na máquina de calcular e
conferir se as representação estavam corretas.
·
Realizar todas as trocas possíveis, cubinhos
por barrinhas.
·
Representar esta totalidade no relatório.
·
Para finalizar esquematizaram o cálculo.
Obs.:
Este jogo foi desafiador, pois envolveu os alunos em situações que estimulavam
a sua atenção e raciocínio lógico, bem como, seguir as regras e esperar a sua
vez para jogar .Os alunos adoraram, pois afirmavam que a máquina era mágica,
sua concentração foi bastante grande e percebeu-se o trabalho coletivo, um
auxiliando o outro a todo instante.
Relato
sobre o jogo “COMPRANDO PINTAS PARA A JOANINHA”
Objetivo:
Manuseando um dado com quantidade realizar operações de adição com a ideia de “chegar”
de forma lúdica, partindo da história “A JOANINHA DIFERENTE” de Eunice Braido.
Descrição: O
jogo se apresenta em um tabuleiro em forma de joaninha, discriminados dois
lados, onde se realizam 5 jogadas e se coloca a quantidade de tampinhas
(pintas)de cada jogada sobre o tabuleiro. Paralelamente se completa o relatório
conforme segue. Este jogo possibilita trabalhar até a totalidade 30 com os
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário