1º ENCONTRO
CADERNO DE FORMAÇÃO: UNIDADE 1 e Caderno de Apresentação
15/04/2014 (4horas) – 18h15 às 22h15
Atividades
desenvolvidas:
OBS.: Neste primeiro encontro, além
das professoras alfabetizadoras participantes do PNAIC, estiveram presentes
autoridades municipais, as equipes diretivas das escolas de Lajeado e os três
grupos do PNAIC de Lajeado.
MOMENTO
INICIAL: Apresentação artística das
orientadoras de estudo do PNAIC. Foi feito uma apresentação envolvendo
brincadeiras e poemas relacionados a situações matemáticas, tais como:
PASSA
PASSARÁ, O DE TRÁS FICARÁ, A PORTEIRA ESTÁ ABERTA PARA QUEM QUISER PASSAR. O
PRIMEIRO, O SEGUNDO, O TERCEIRO EU VOU PEGAR. Enquanto a brincadeira estava
sendo cantada, foi feita a representação das crianças interagindo nela. Em
seguida, declamou-se um pequeno poema: O TEMPO PERGUNTOU PARA O TEMPO QUANTO
TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO, QUE O TEMPO QUE O TEMPO TEM, É
O TEMPO QUE O TEMPO TEM.
Enquanto
as apresentações forem sendo feitas, apareceu ao fundo da dramatização uma tela
em Power Point com símbolos que lembravam a matemática (numerais, relógio,
gráficos, régua, figuras geométricas, entre outras...).
Num segundo momento, houve a fala da Secretária Municipal da Educação
Eloede Maria Conzatti e apresentaram-se os resultados dos trabalhos referente
ao ano de 2013 pela coordenadora local Claudia Schvingel. Nesta ocasião, foi
apresentado o novo coordenador local do PNAIC, o professor Márcio Marquetto
Caye, em substituição da professora Cláudia.
Em seguida,
foi passado um vídeo da palestra com a professora Cármem Lúcia Brancaglion
Passos, a mesma da abertura do PNAIC 2014, pelo site www.multiweb.ufsm.br. A
partir da palestra, realizou-se a conversa sobre alguns tópicos considerados
relevantes pelo grupo que a assistiu e também expostos alguns apontamentos
feitos pelas orientadoras de estudo.
Também foi
apresentado o cronograma dos encontros do PNAIC de 2014 em PPS e se explanou os
PPS sobre Direitos de Aprendizagem envolvendo a Matemática no Ciclo da
Alfabetização (disponível no Caderno de Formação Ano 3: Unidade 4 – Vamos
Brincar de Reinventar Histórias). Foi combinado com as professoras e equipes
diretivas que está será elaborada uma Planilha de Acompanhamento da
Aprendizagem, aos moldes de como foi no ano passado dentro dois eixos da Língua
Portuguesa, com os itens, SIM, PARCIALMENTE e NÃO. Essa planilha deverá ser
entregue às orientadoras em dois momentos durante o ano, cuja data ainda será
combinada. Foi sugerido às supervisoras das escolas que acompanhem esse
registro, assim como que também possam dar continuidade ao acompanhamento da
Língua Portuguesa, feito durante o ano de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário