quinta-feira, 7 de agosto de 2014




1º ENCONTRO

CADERNO DE FORMAÇÃO: UNIDADE 1 e Caderno de Apresentação
15/04/2014 (4horas) – 18h15 às 22h15






Atividades desenvolvidas:
OBS.: Neste primeiro encontro, além das professoras alfabetizadoras participantes do PNAIC, estiveram presentes autoridades municipais, as equipes diretivas das escolas de Lajeado e os três grupos do PNAIC de Lajeado.

MOMENTO INICIAL: Apresentação artística das orientadoras de estudo do PNAIC. Foi feito uma apresentação envolvendo brincadeiras e poemas relacionados a situações matemáticas, tais como:
PASSA PASSARÁ, O DE TRÁS FICARÁ, A PORTEIRA ESTÁ ABERTA PARA QUEM QUISER PASSAR. O PRIMEIRO, O SEGUNDO, O TERCEIRO EU VOU PEGAR. Enquanto a brincadeira estava sendo cantada, foi feita a representação das crianças interagindo nela. Em seguida, declamou-se um pequeno poema: O TEMPO PERGUNTOU PARA O TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO, QUE O TEMPO QUE O TEMPO TEM, É O TEMPO QUE O TEMPO TEM.
Enquanto as apresentações forem sendo feitas, apareceu ao fundo da dramatização uma tela em Power Point com símbolos que lembravam a matemática (numerais, relógio, gráficos, régua, figuras geométricas, entre outras...). 





Num segundo momento, houve a fala da Secretária Municipal da Educação Eloede Maria Conzatti e apresentaram-se os resultados dos trabalhos referente ao ano de 2013 pela coordenadora local Claudia Schvingel. Nesta ocasião, foi apresentado o novo coordenador local do PNAIC, o professor Márcio Marquetto Caye, em substituição da professora Cláudia.






Em seguida, foi passado um vídeo da palestra com a professora Cármem Lúcia Brancaglion Passos, a mesma da abertura do PNAIC 2014, pelo site www.multiweb.ufsm.br. A partir da palestra, realizou-se a conversa sobre alguns tópicos considerados relevantes pelo grupo que a assistiu e também expostos alguns apontamentos feitos pelas orientadoras de estudo.

Também foi apresentado o cronograma dos encontros do PNAIC de 2014 em PPS e se explanou os PPS sobre Direitos de Aprendizagem envolvendo a Matemática no Ciclo da Alfabetização (disponível no Caderno de Formação Ano 3: Unidade 4 – Vamos Brincar de Reinventar Histórias). Foi combinado com as professoras e equipes diretivas que está será elaborada uma Planilha de Acompanhamento da Aprendizagem, aos moldes de como foi no ano passado dentro dois eixos da Língua Portuguesa, com os itens, SIM, PARCIALMENTE e NÃO. Essa planilha deverá ser entregue às orientadoras em dois momentos durante o ano, cuja data ainda será combinada. Foi sugerido às supervisoras das escolas que acompanhem esse registro, assim como que também possam dar continuidade ao acompanhamento da Língua Portuguesa, feito durante o ano de 2013.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário