terça-feira, 26 de agosto de 2014

APLICAÇÃO DE JOGO USANDO MATERIAIS DA CAIXA




Trabalhando com os alunos:

APLICAÇÃO DE JOGO USANDO MATERIAIS DA CAIXA
Professora: Dirce Heineck Scherer

1.    Iniciei a aula apresentando os materiais que fariam parte da nossa atividade. Apresentei:
·           As fichas escalonada (unidades e dezenas)
·           A caixa base 10
·           A máquina de calcular

2.    Inicialmente aprendemos a usar a máquina de calcular utilizando somente as fichas contendo unidades. Esta atividade foi muito significativa, pois foi possível perceber quais os alunos que apresentam um cálculo mental bem desenvolvido e os outros que ainda continuam em conflito.

3.    Antes de iniciar o jogo paramos novamente e foi neste momento que repassei as regras referentes ao jogo. Como estamos em processo de construção dos números usamos somente a ficha da dezena (10) e as fichas das unidades.

4.    Cada aluno tendo a sua frente à folha para organizar o seu relatório durante o jogo procedemos da seguinte forma:
·           Virar a ficha escalonada da unidade e formar o número usando a ficha escalonada da dezena posta sobre a mesa.
·           Representar o número usando somente cubinhos.
·           Colocar os cubinhos dentro da máquina de calcular pela boca vermelha.
·           Escrever o número e representar o mesmo desenhando cubinhos.
·           Virar outra ficha escalonada da unidade e formar o número usando a ficha escalonada da dezena posta sobre a mesa.
·           Representar o número usando somente cubinhos.
·           Colocar os cubinhos dentro da máquina de calcular pela boca azul.
·           Escrever o número e representar o mesmo desenhando cubinhos.
·           Representar o total usando somente os cubinhos.
·           Dar uma sacudidinha na máquina de calcular e conferir se as representação estavam corretas.
·           Realizar todas as trocas possíveis, cubinhos por barrinhas.
·           Representar esta totalidade no relatório.
·           Para finalizar esquematizaram o cálculo.
Obs.: Este jogo foi desafiador, pois envolveu os alunos em situações que estimulavam a sua atenção e raciocínio lógico, bem como, seguir as regras e esperar a sua vez para jogar .Os alunos adoraram, pois afirmavam que a máquina era mágica, sua concentração foi bastante grande e percebeu-se o trabalho coletivo, um auxiliando o outro a todo instante.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário